Luís Augusto Barreto's profile

StoneCo | Recepção Escritório Rio



StoneCo Escritório Andar Recepção

ANO: 2020/2021
CIDADE: RIO DE JANEIRO

Nossos escritórios sempre refletiram muito a personalidade da Stone Co. e a identidade dos nossos times. Com o rápido crescimento da companhia ao longo dos anos, em 2020 iniciamos um processo de transformação em nossos escritórios no Rio de Janeiro para melhor acomodar a companhia. E a nossa nova casa precisava carregar o nosso jeito e tangibilizar toda nossa cultura. Neste mesmo ano, foi apresentada a nova marca da Stone, e essa linguagem precisava estar incorporada a ambientação do novo escritório.

Um dos primeiros espaços em que trabalhamos foi o andar da nossa recepção principal. Este espaço é a nossa principal porta de entrada, recebendo diversos públicos e por isso o ambiente precisava apresentar um pouco da nossa história, cultura e valores. Além da recepção, o espaço abriga várias salas de reunião e nosso auditório, o Cine Sharon, que é palco de eventos e muitos dos nossos rituais de cultura. Por isso, planejamos cuidadosamente a ambientação para integrar alguns espaços especiais abraçando as características do ambiente. O desafio principal era criar um espaço impactante, inspirador e que encontrasse o equilíbrio entre uma linguagem totalmente nova e um ambiente mais sóbrio e elegante, traduzindo a nossa essência e contando um pouquinho do que somos e da nossa trajetória. 










1. TIMELINE  
FUNCIONAL, MODULAR E ADAPTÁVEL

Um dos espaços especiais que criamos foi uma linha do tempo que conta um pouco dos principais momentos da nossa história. Combinando textos, imagens e alguns objetos para contar nossa história e nos conectarmos com as pessoas de uma forma emocional, reforçando o nosso propósito e do porquê estamos aqui. Apresentar essa trajetória também é importante para inspirar a construção dos próximos capítulos e seguirmos no caminho rumo ao nosso sonho, que é ainda maior.

Para a estrutura da linha do tempo, projetamos uma solução funcional, modular e adaptável. A ideia era instalar bases fixas que serviriam como suporte para módulos individuais que conteriam as informações de cada marco da linha do tempo, criando uma estrutura prática de adaptar e atualizar. Para construir essa base, desenvolvemos uma estrutura em marcenaria que funciona como uma espécie de "trilho", onde placas também em marcenaria se encaixam formando uma sequência, essas estruturas se alternam com outros elementos que formam uma grande composição ao longo da parede. Assim, conseguimos aproveitar as características do espaço para criar uma experiência dinâmica, aproveitando objetos que nos ajudam a dar mais vida a história.






2. EXPOSIÇÃO DE LIVROS 

Na Stone Co., acreditamos que a educação é o nosso maior investimento, porque sabemos que aprender é a melhor maneira de mudar o mundo e construir o futuro. É por isso que reservamos um espaço especial para destacar alguns dos livros mais importantes na construção da nossa história e cultura. Além disso, aproveitamos esse espaço para enfatizar a importância da educação para a companhia e destacar algumas de nossas iniciativas nessa área.

Criamos uma estrutura para expor 9 livros: os oito livros que já faziam parte da nossa trilha de cultura e o nosso livro "5 Segundos: O Jeito Stone de Servir o Cliente", que na época ainda estava em desenvolvimento. Essas estruturas são compostas por marcenaria e displays de acrílico dispostos em diferentes alturas para criar uma estética mais lúdica e envolvente. Os materiais dialogam com a estrutura que desenvolvemos para a linha do tempo, mas aqui exploram um aspecto vertical na sua composição.







3. Biblioteca

Uma biblioteca é um espaço fundamental nós que buscamos fomentar a educação e fortalecer uma cultura de aprendizado constante. A nossa biblioteca é um espaço aberto e funcional. Ela é basicamente composta por uma estante e algumas poltronas posicionadas próximas ao balcão da recepção e ao lado da exposição de livros. 

Numa biblioteca, o foco principal deve ser nos livros, e, por isso, nossa proposta consistiu em dar destaque ao mobiliário, fazendo algumas intervenções para aproveitar espaços vazios na estrutura da estante e fixar algumas placas informativas. Essas placas tinham a função de fornecer informações básicas e links relacionados a conteúdos e outras mídias disponíveis em nossa Biblioteca Stone Co., promovendo trilhas, aulas, podcast, assim como a nossa plataforma interna de aprendizado, a Studa.


​​​​​​​




CINE SHARON
Uma homenagem à nossa razão

Na Stone, nossa cultura está totalmente centrada no cliente. Costumamos dizer que o cliente não tem razão, e sim que ele é a razão. Portanto, era essencial trazermos para o ambiente a representação dessas pessoas que inspiram o nosso trabalho todos os dias: os empreendedores. Exploramos essa representação do cliente nos espaços ao redor do nosso auditório.

04. LETTERINGS
ESSÊNCIA EMPREENDEDORA

Para os empreendedores, muitas vezes, o negócio representa mais do que apenas um estabelecimento ou uma fonte de renda; é uma expressão do seu nome no mundo, uma manifestação do seu jeito de fazer as coisas. Com esse conceito em mente, desenvolvemos uma composição de letterings que fazem referência aos letreiros e placas de pequenas e médias empresas. Através de uma grande composição gráfica, reunimos diferentes estilos tipográficos para representar de forma simbólica a importância da expressão de cada cliente, buscando representá-los em toda sua diversidade.

05. ILUSTRAÇÃO
Além da maquininha

A Stone iniciou sua jornada no mercado de adquirência, e por essa razão, as pessoas sempre a associam à maquininha verde. Entretanto, a companhia oferece um conjunto muito mais amplo de soluções. Por isso, criamos uma ilustração com uma estética leve e lúdica, reforçando mais uma vez a representação do cliente no ambiente. Essa ilustração segue o conceito trabalhado no layout dos letterings, mas incorpora nossa presença no dia a dia dos clientes, por meio de elementos que representam diversos serviços e destacam a evolução de nossas soluções muito além da maquininha.






CRÉDITOS 
Gestão do Projeto: Gabriella Bitencourt e Luís Augusto Barreto
Direção Criativa: Gabriella Bitencourt e Luís Augusto Barreto
Designers e Artistas: Luís Augusto Barreto, Vinícius Carvas, Estúdio Passeio
Redação: João Garcia
Fotografia: Luke Garcia




StoneCo | Recepção Escritório Rio
Published:

StoneCo | Recepção Escritório Rio

Published: